<>

30.1.05

Pedro doente :-(

Parece que afinal o resfriado também bateu na minha porta...
Ontem por volta das 2 da manhã o Pedro acordou a choramingar. Estava com febre. Nada de especial 37,5º, por precaução dei-lhe o ben-u-ron. Dormiu mais ou menos bem, choramingando de vez em quando.
Hoje de manhã quando fui dar o leite, vomitou-o todo ... estupidez minha, devia ter visto primeiro se ele tinha febre, e como era de esperar estava com 38º. Dessa vez, como ainda não tinha feito as 8 horas de intervalo recomendada para voltar a dar o ben-u-ron, alternei com o brufen.
Passou o dia relativamente bem, dentro do possível, com algum mimo mas com bastante apetite, não fosse ele guloso como ele só.

A seguir ao jantar como estava ainda com febre, desta vez 39º, voltei a dar remédio.
Como ele nunca teve uma febre tão alta (pelo menos para mim, enquanto mãe só há 18 meses e com poucos dói-dóis), mesmo sabendo que não era tão alta assim, fiquei um pouco alarmada e liguei ao pediatra a dizer o que se passava e se deveria ir com ele para o Hospital. Ele disse-me que não e continuar a dar o ben-u-ron alternado com o brufen.
Pelo sim pelo não, essa noite durmo no quarto deles.

... e vamos lá ver como vai estar o resto da família amanhã ( eu já estou funguenta e com umas pontadinhas na garganta) e se a gripe passa ao lado da Maria.

27.1.05

O que aconteceu ao meu blog!?

Eu bem que avisei que não entendia patavina disso!!!
Olhem só o resultado! Mudei de cor, de letra, e sei lá mais o que...

Bem, amanhã vou ter de me encontrar com alguém que entenda disso para ver se eu não volto a fazer asneiras.
Como dizem os meus filhos com o dedinho levantado "ai, ai, ai, ai" nhão nhão!

25.1.05

Consulta dos 18 meses

Hoje era dia de os levar à consulta dos 18 meses.
Ontem, como faço sempre na véspera, anotei no caderno a lista de dúvidas e perguntas que tinha de fazer ao pediatra. Algumas com algum senso e outras completamente idiotas, mas que acho importante fazer.

Lá fomos os nós.
Fui toda orgulhosa com os dois pela mão, afinal era a primeira vez que eles entravam no consultório pelos próprios pés.

Primeiro foi a Maria. Tirei-lhe a roupa para começar o exame de rotina, oscultar, ver ouvidos, pesar, medir....
Reparei que o Pedro não estava muito satisfeito com a "brincadeira", afinal o que estavam a fazer a sua irmãzinha? Olha que isso não se faz! Ele estava mesmo nervoso. Começou a soluçar e a chamar por mim.
Entreguei a Maria à minha empregada Antónia e peguei o Pedro para lhe tirar a roupa.
Nem quis acreditar! Berrou como nunca, parecia que estava levando uma surra. Nunca o vi fazer tal coisa. Nem conseguia ouvir o médico a falar. Os nervos eram de tal ordem que tive de pedir à Antónia para leva-lo para fora do consultório enquanto falava com o médico.
Foi a primeira vez que ele fez isso. Acho que foi por a Maria ter sido atendida primeiro e ele ficou mais atento, pois geralmente é ele o primeiro.

Bem mas passando ao que realmente interessa.
Eles estão bem, bastante saudáveis e muito "magrinhos"
O Pedro está com 13.40 kg e 88 cm. Continua com as unhas dos dedos grandes dos pé encravada. Só resolve, se deixar de usar sapatos fechados.
A Maria está com 11.750 kg e 85 cm. Tem um falso estrabismo. Tem a pele do rosto muito seca (usar creme gordo) e está com eritema da fralda (usar o eryplast).
Continuar a dar o fluor e as vacinas dos 18 meses e a última dose da prevenar.

Voltamos para a casa, com o Pedro na maior excitação que só parou depois do banho.

23.1.05

Onde andam os meus chinelos??

Agora é sempre assim!!
Sempre que tiro os chinelos do pé, eles desaparecem...
Agora já sei onde procurar. É só olhar para os pés do Pedro e da Maria, cada um colocam um chinelo e lá vão eles "mancando" pela casa.

22.1.05

Mais uma aderente

Apesar da minha falta de jeito para escrever, resolvi criar este blog. Ainda está em fase de construção e vou já avisando que não levo muito jeito para a coisa. Vamos ver o que vai sair daqui. LOL



Meu nome é Solange e sou mãe de um casal de anjos, o Pedro e a Maria, agora com 17 meses.



Eles nasceram de cesariana ás 37 semanas e 2 dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Pedro nasceu com 3470 Kg e a Maria com 3330 Kg.



Não vou dizer que foram 17 meses fáceis, porque não foram. Os 3 primeiros meses foram bastante complicados e a única coisa que fazia era dar de mamar e trocar fraldas. Eu demorava cerca de hora e meia a tratar dos dois, e como eles mamavam de 3 em 3 horas, estão a ver o tempo que sobrava...



Tirando esse período, nem posso reclamar muito pois são super saudáveis e nada chorões, pelo contrário, estão sempre a rir e a aprontar das deles. São muito cúmplice um do outro.


Aqui passo a relatar as diabruras desses meus dois anjinhos....

Gémeos - manual de sobrevivência

As 1ªs semanas ou meses da vida dos gémeos podem ser bastante estressantes, principalmente com as noites mal dormidas, a falta de exercício físico e refeições regulares.
Sem contar com todos os medos e receios que qualquer mãe de primeira viagem sente.
Mesmo com o tempo suficiente para descansar é muito difícil lidar 24 sobre 24 horas com a alimentação, fraldas, banhos, lida da casa, etc.

Para podermos “sobreviver” nesse período tão absorvente é preciso algumas regras:

TODA A AJUDA É POUCA!
Use e abuse dos familiares e amigos íntimos, para se centrar mais nos bebés e não ter de se preocupar com o resto.

Fazer sestas sempre que possa e enquanto os bebés dormem.
Nessas horas, o melhor mesmo é o telemóvel

ESTABELECER ROTINA
Isso é muito importante. Quanto mais cedo o fizer melhor.
Compre um caderno para anotar o dia a dia dos gémeos (os períodos de sono, as mamadas, visitas ao pediatra,...) assim, não irá dar em doida sem saber quem mamou primeiro e em que peito foi.
Também não é prioritário receber agora todos os amigos, deixe passar algum tempo, eles entenderão

ALIMENTAÇÃO DOS BEBES
Se der o peito, assim que um acabe de comer, dar ao outro logo de seguida ou até ao mesmo tempo, pois assim poupa muito mais tempo.
Também pode dar de mamar aos dois ao mesmo tempo, a melhor posição é sentar entre duas almofadas, deitar nelas os bebés, segura-los debaixo dos braços com as cabeças em suas mãos e aproxima-los do peito.
Quando passarem para as papas, sente cada bebé na sua cadeirinha, ponha-lhes um babete grande com mangas.
Dê de comer aos dois ao mesmo tempo, no mesmo prato e uma colher a cada um. Se há um que come sempre menos, coloque a papa num prato com dois compartimentos, assim pode controlar melhor o que cada um comeu.

HORÁRIOS DE DORMIR
Os recém nascidos dormem entre 14 e 20 horas por dia, geralmente só acordando para comer. Com os gémeos o ritmo de vigília e sono pode não ser o mesmo. A vantagem nisso é poder dedicar esse bocadinho em exclusivo a cada filho, mas com a desvantagem de você não poder descansar o suficiente.
Ao contrário da maioria dos bebes, com os gémeos convém alimenta-los em horários fixos e não quando eles pedem, e até mesmo acorda-los se for necessário.
Coloque-os a dormir no mesmo berço, pois assim eles se sentirão mais acompanhados

1 – 2 ANOS: OS EXPLORADORES
Superado o stress dos 1ºs meses, chega outra etapa complicada: a do gatinhar e primeiros passos.
Os gémeos, geralmente muito cúmplices entre si, vão fazer todo o tipo de diabruras, por isso, além de os ter de vigiar constantemente (principalmente quando estão muito calados), deve prestar atenção à segurança: Tapar tomadas, colocar fechos de segurança nas janelas e armários, proteger as esquinas dos móveis, …

OUTRAS DICAS
A relação entre gémeos é muito especial.
A mesma paixão que os levam a se defenderem, também os leva para brigarem.
Os gémeos costumam levar mais tempo para falarem devido à relação forte que têm entre si que não necessita de palavras para comunicarem.
Não devemos falar aos gémeos no plural, mas sim como pessoa singular, individualmente. Também devemos fortalecer o relacionamento deles com outras crianças da mesma idade.
Devemos favorecer a individualidade de cada um, vesti-los de maneira diferente, chamar cada um pelo seu nome e não como “os gémeos”, dê-lhes brinquedos que possam partilhar e outros que sejam de cada um.