<>

22.1.05

Gémeos - manual de sobrevivência

As 1ªs semanas ou meses da vida dos gémeos podem ser bastante estressantes, principalmente com as noites mal dormidas, a falta de exercício físico e refeições regulares.
Sem contar com todos os medos e receios que qualquer mãe de primeira viagem sente.
Mesmo com o tempo suficiente para descansar é muito difícil lidar 24 sobre 24 horas com a alimentação, fraldas, banhos, lida da casa, etc.

Para podermos “sobreviver” nesse período tão absorvente é preciso algumas regras:

TODA A AJUDA É POUCA!
Use e abuse dos familiares e amigos íntimos, para se centrar mais nos bebés e não ter de se preocupar com o resto.

Fazer sestas sempre que possa e enquanto os bebés dormem.
Nessas horas, o melhor mesmo é o telemóvel

ESTABELECER ROTINA
Isso é muito importante. Quanto mais cedo o fizer melhor.
Compre um caderno para anotar o dia a dia dos gémeos (os períodos de sono, as mamadas, visitas ao pediatra,...) assim, não irá dar em doida sem saber quem mamou primeiro e em que peito foi.
Também não é prioritário receber agora todos os amigos, deixe passar algum tempo, eles entenderão

ALIMENTAÇÃO DOS BEBES
Se der o peito, assim que um acabe de comer, dar ao outro logo de seguida ou até ao mesmo tempo, pois assim poupa muito mais tempo.
Também pode dar de mamar aos dois ao mesmo tempo, a melhor posição é sentar entre duas almofadas, deitar nelas os bebés, segura-los debaixo dos braços com as cabeças em suas mãos e aproxima-los do peito.
Quando passarem para as papas, sente cada bebé na sua cadeirinha, ponha-lhes um babete grande com mangas.
Dê de comer aos dois ao mesmo tempo, no mesmo prato e uma colher a cada um. Se há um que come sempre menos, coloque a papa num prato com dois compartimentos, assim pode controlar melhor o que cada um comeu.

HORÁRIOS DE DORMIR
Os recém nascidos dormem entre 14 e 20 horas por dia, geralmente só acordando para comer. Com os gémeos o ritmo de vigília e sono pode não ser o mesmo. A vantagem nisso é poder dedicar esse bocadinho em exclusivo a cada filho, mas com a desvantagem de você não poder descansar o suficiente.
Ao contrário da maioria dos bebes, com os gémeos convém alimenta-los em horários fixos e não quando eles pedem, e até mesmo acorda-los se for necessário.
Coloque-os a dormir no mesmo berço, pois assim eles se sentirão mais acompanhados

1 – 2 ANOS: OS EXPLORADORES
Superado o stress dos 1ºs meses, chega outra etapa complicada: a do gatinhar e primeiros passos.
Os gémeos, geralmente muito cúmplices entre si, vão fazer todo o tipo de diabruras, por isso, além de os ter de vigiar constantemente (principalmente quando estão muito calados), deve prestar atenção à segurança: Tapar tomadas, colocar fechos de segurança nas janelas e armários, proteger as esquinas dos móveis, …

OUTRAS DICAS
A relação entre gémeos é muito especial.
A mesma paixão que os levam a se defenderem, também os leva para brigarem.
Os gémeos costumam levar mais tempo para falarem devido à relação forte que têm entre si que não necessita de palavras para comunicarem.
Não devemos falar aos gémeos no plural, mas sim como pessoa singular, individualmente. Também devemos fortalecer o relacionamento deles com outras crianças da mesma idade.
Devemos favorecer a individualidade de cada um, vesti-los de maneira diferente, chamar cada um pelo seu nome e não como “os gémeos”, dê-lhes brinquedos que possam partilhar e outros que sejam de cada um.