<>

16.12.05

A origem do presépio (como estamos no natal...)

Surgiu há setecentos anos, quando S. Francisco de Assis quis celebrar o Natal da forma mais realista possível. Hoje é uma tradição comum à maioria dos países católicos

O que significa Presépio?
A palavra «presépio» significa «um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo». Contudo, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo - acompanhado pela Virgem Maria e S. José. Por vezes, acrescenta-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os Reis Magos, entre outros.
Como surgiu a ideia do presépio?
Foram as esculturas e quadros que enfeitavam os templos, e também as representações que acontecem durante a missa de Natal, a servir de inspiração para criar o presépio. A tradição católica diz que o costume surgiu no século XIII, quando S. Francisco de Assis quis celebrar um Natal o mais realista possível. Com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do menino Jesus, um boi e um burro vivos perto dela. No século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica. Hoje em dia, é um costume comum a Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria, Alemanha, à América Latina e aos Estados Unidos.

( VISÃO Júnior 30 Nov. 2005)